sexta-feira, maio 26, 2006

Educação não vêm mais de berço !!!

"EDUQUE OS MENINOS, E NÃO SERÁ NECESSÁRIO CASTIGAR OS HOMENS"
BOB MARLEY
Voltando para casa da faculdade, vi uma cena hoje que fiquei realmente de "boca aberta". Como o buzu estava cheio sentei atrás, onde já se encontrava um casal, um senhor e em um banco do lado oposto uma senhora e 3 filhos, o que chamou minha atenção durante o trajeto todo, não só a minha mais como das outras pessoas que se encontravam naquela área. As crianças não eram bonitinhas, engraçadinhas ou qualquer coisa que fizessem todos ficarem ligados nelas atribuindo a algo bom. Pelo contrário, elas eram um poço de falta de educação. (desculpando as palavras francas.) Tinha uma que se chamava Leideane, ou Leide como a mãe insistia em chamar quando fazia algo de errado. Mas a menina gritava, falava alto, cantava, mechia com o povo que passava na rua, ficava em pé no banco, era ameaçada pela mãe e irmãos mas nada fazia com que ela parasse. E pelo contrário com um ar autoritário as vezes fazia com que eu confundisse quem estava falando se era a mãe ou a filha. A mãe estava morta de vergonha e tentava fazer a menina parar, dizia "Leidee fica quieta" e ela respondia "osh minha mãe, mais rapaz" cada vez ficava pior, cada vez uma resposta mais malcriada, e que não somente incomodou, como me revoltou, aliás não sabia o que irritava mais se era a menina respondona ou a mãe. Assim que eles soltaram no ponto que queria, as pessoas começaram a comentar "Essas crianças de hoje em dia, não respeitam mais ninguem, os pais não impões mais respeito.", afirmou o senhor.Soltei logo em seguida, e fui pensando pelo caminho, a falta de educação daquela criança. Não sei porque isso me incomodou tanto, talvez porque fiquei pensando na vergonha que aquela mãe tinha passado, ou sei lá, aquilo tudo só tinha acontecido porque ela tinha deixado que as coisas chegassem naquele ponto.Educar é tarefa dificil, mas os pais são os primeiros grandes educadores. Trabalho em um colégio e sei o quanto é dificil de lidar com crianças mal educadas. Talvez seja essa resposta, do meu incomodo. Fiquei imaginando como aquela menina devia dar trabalho no colégio.É, o senhor do ônibus deve ter razão, talvez os pais devem ter relaxado nesse processo de instruir os filhos. Com tantas tarefas, tantas obrigações, a educação foi deixada de lado. Eu é que não queria ser a professora daquela garotinha, porque se ela respondia a mãe daquele jeito, nem quero pensar o que ela faz com os professores.Deus queira que quando eu tenha meu filho eu saiba educá-lo como minha mãe, que apesar de até hoje eu questionar algumas coisas, foi e é uma mãe excelente.

Nenhum comentário: